O Pato-real pode ser encontrado em muitos lagos de jardins públicos, mas também em plena vida selvagem, onde são muito difíceis de fotografar. Na primeira foto temos o "menino", na seguinte o casalinho a dirigir-se à margem, onde, segundo parece, a "menina" vai (...)
Nem sempre as fotos ficam como queremos, mas o momento ficou registado. E isso é que importa. O tão conhecido Pardal-comum (Passer domesticus) a dar de comer às crias. Trata-se de um macho a alimentar as crias, como já referi. No desafio que lancei, referi que o que (...)
Trata-se de Pintassilgo (Carduelis carduelis). Hoje não vou identificar esta ave. Tenho a certeza que todos conhecem e, por isso mesmo, vou lançar o desafio de identificarem esta ave pelo nome popularmente conhecido e pelo nome científico. Quem alinha. Fico a (...)
Mais um final de tarde a passear por entre pinheiros, arbustos e o som das aves. Um daqueles passeios que nos faz refletir sobre tudo e sobre nada. Relaxamos e, por momentos, ouvimos o canto de uma ave. Tentamos ver onde a mesma se encontra. Ligamos a máquina, muito (...)
Aquela pedra que parece divorciada do promontório é a "Pedra do Guilhim". A mesma que tanto sustenta a calmia do mar, como acolhe as enormes ondas que por ali quebram em dias de temporal. A Pedra do Guilhim é um marco. Um marco de uma paisagem tantas e tantas vezes (...)
Viajar faz bem. Conhecer novos locais, novas pessoas, novas culturas tem sido um dos meus objetivos ao longo dos anos. Portugal, mas não só, faz parte desse périplo que iniciei há muitos anos e ainda mantenho. Agarramos no carro e vamos por essas estradas (...)
Mais ou menos 9 centímetros de ave! Tão pequena que só conseguimos ouvir o sem "sumido" canto. Vê-la é outra história e captá-la, uma verdadeira aventura. A foto não tem a qualidade que desejava, mas fica o há que a mais não se é obrigado. Monte de São (...)
Não mede mais do que 16/17 centímetros e a cauda é maior que o corpo. Nesta foto não dá para perceber tamanha diferença entre o corpo e a cauda, mas foi a foto possível. Monte de São Bartolomeu - Nazaré 21/04/2024
Este é o Chapim-real (Parus major). Encontrei-o, mais uma vez, no passeio de final de tarde no Pinhal do Camarção, localizado na Nazaré. É uma ave que não é fácil de ver, mas que se consegue identificar pelo seu canto. É, para mim, uma das aves mais bonitas que (...)